Proposição do vereador Reginaldo do Posto inclui portadores de Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down na lista prioritária de vacinação contra a Covid-19 em Bacabal

por adm publicado 06/05/2021 16h58, última modificação 06/05/2021 16h58
Assecom Câmara, com redação de Abel Carvalho e foto de Wanderson Ricardo - A imediata inclusão dos segmentos sociais formados por portadores de Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down, na relação de prioridades de vacinação contra a Covid-19 no, no âmbito do município de Bacabal. Essa e a ementa do Requerimento nº 71/2021, de autoria do vereador Reginaldo Castro de Araújo, o Reginaldo do Posto (PDT), que foi aprovado de forma unânime na sessão ordinária realizada ontem, 05 de maio, pela câmara municipal de Bacabal.
Proposição do vereador Reginaldo do Posto inclui portadores de Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down na lista prioritária de vacinação contra a Covid-19 em Bacabal

Vereador Reginaldo do Posto

Para o vereador pedetista as pessoas nessas condições possuem muitas alterações imunológicas decorrentes das dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas como o trato respiratório e o sistema imunológico. Ele explica que elas, termos intelectuais, têm uma dificuldade muito maior de seguir todos os protocolos de prevenção da Covid-19, como a manutenção do distanciamento social, de se autorregrar em relação a higienização constante das mãos e que isso aumenta muito a possibilidade de contágio, segundo os especialistas.
Concluiu a justificativa explicando que, além da dificuldade dessas pessoas em seguir as regras sanitárias, portadores de Síndrome de Down podem ter uma tendência maior a terem complicações graves do Covid-19, desenvolvendo a forma mais grave da doença. Principalmente em crianças que já são naturalmente mais suscetíveis a infecções respiratórias. Já nos adultos com Síndrome de Down a obesidade é muito mais frequente, o que é visto como fator de risco principal para a doença.

Estrada e poço artesiano
WhatsApp%2BImage%2B2021-05-06%2Bat%2B12.04.42%2B%25281%2529
Reginaldo do Posto teve, ainda, proposição aprovada solicitando a recuperação da Estrada do Leite, vicinal que liga a Rodovia Ma – 245, no povoado Aldeia do Odino, a BR-316, no povoado Vila Aluízio Afonso Campos.
Explicou que a estrada é a principal via de acesso a vários povoados de Bacabal, como a própria Aldeia do Ondino, Boa Vista da Tábua, Bomba, Brejinho, Barraca do Açude, São Paulo Apóstolo até chegar a Alto Alegre do Acelino e que, por sua grande importância, a via já passou por diversos processos de recuperação, contudo, em razão da intensidade do período chuvoso essas intervenções se mostraram quase inócuas e hoje a situação da estrada é de degradação quase extrema, o que mostra a necessidade da sua imediata recuperação, em razão do grande tráfego de veículos, a exemplo de caminhões, por ser aquela uma zona de grande produção, tanto pecuária como agrícola.
Outra proposição de Reginaldo que foi aprovada pelo Plenário solicita a urbanização, com implantação de capeamento asfáltico e construção de meios fios e sarjetas de todas as ruas do Parque São José Operário, com a instalação, também, do sistema público de abastecimento de água próprio para o bairro.
Justificou mostrando que a pavimentação asfáltica dos bairros é de suma importância para as comunidades, gerando qualidade de vida e oportunizando melhor trafegabilidade de veículos e pedestres. Mormente ao estágio de degradação que as ruas do bairro Parque Operário se encontram, a comunidade vem sofrendo, pois a situação dificulta o ir e vir dos cidadãos, danificando veículos e motocicletas que diariamente transitam por essas vias fazendo manobras perigosas, o que, de certa forma, poderá ocasionar acidentes graves e danificação do patrimônio.
Sobre o sistema de abastecimento mostrou que os moradores vem sofrendo com a ausência de um poço artesiano que sirva exclusivamente a comunidade e, que isso acarreta muitos problemas, inclusive o constante corte do fornecimento que é feito pelo SAAE, pois da comunidade é servida pelo poço artesiano do bairro Satuba, não sendo a quantidade de água ofertada suficiente para abastecer a todas as residências.
error while rendering plone.comments