Indicação do vereador Venâncio do Peixe a Equatorial pede a troca do sistema elétrico que serve ao povoado Barreirinha, na BR-316

por adm publicado 28/05/2021 17h24, última modificação 28/05/2021 17h24
Assecom Câmara, com redação de Abel Carvalho e foto de Wanderson Ricardo - A Indicação nº 23/2021, protocolada pelo vereador Venâncio do Peixe (PDT) e apreciada pelo Plenário da câmara municipal de Bacabal na sessão ordinária da última quarta-feira, 26 de maio, solicitando da Equatorial Energia do Maranhão - Regional de Bacabal, a troca do sistema elétrico que serve ao povoado Barreirinha, na BR-316, próximo a Piratininga, de bifásico para trifásico.

Vereador Venâncio do Peixe

Na proposição o vereador informa a gerência da empresa de distribuição, que avaliação feita por equipes técnicas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal mostram que, em razão da comunidade do povoado Barreirinhas está sendo servida por um sistema elétrico bifásico, são constantes as panes – que sempre redundam em queima – das bombas que a autarquia instala no poço artesiano que abastece a comunidade. Informa, também, que esse fato se repete rotineiramente e os técnicos do SAAE afirmam que, tão somente, a alteração do sistema elétrico resolverá a situação.
O parlamentar argumenta que a rede elétrica em sistema trifásico é a mais indicada para equipamentos elétricos, cuja soma das potências ultrapassa 8000 W, e também para indústrias e o comércio. Mostra que esse é o sistema de energia mais usado no mundo devido suas características e que a energia trifásica é a forma mais eficiente de distribuir energia para longas distâncias, e permite que grandes equipamentos industriais funcionem de melhor forma.
Venâncio considerando que nenhuma comunidade pode viver ou evoluir sem um abastecimento adequado de água, que permita aos seus habitantes se sustentar de modo saudável e confortável e serem estas empresas, a Equatorial e o SAAE, responsáveis pelas demandas e por prestar serviços de abastecimento de energia e água.