Câmara aprecia mais 20 matérias em sessão ordinária e torna Erlanio Xavier Cidadão Bacabalense

por adm publicado 12/09/2021 14h30, última modificação 12/09/2021 14h27
Em sua 3ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo realizada ontem, quarta-feira, 08 de setembro, a Câmara Municipal de Bacabal apreciou mais 20 matérias, sendo 18 requerimentos, todos de extremo interesse para a comunidade, 01 Indicação e 01 Projeto de Decreto Legislativo.

A Mesa Diretora da Casa

O Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2021, de autoria do vereador Venâncio do Peixe (PDT) tornou Cidadão Bacabalense ao ilustre Senhor Erlanio Furtado Luna Xavier, Prefeito Municipal de Igarapé Grande, e Presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que relevantes e reconhecidos serviços presta ao Município. O projeto teve a quebra dos interstício da Lei sugerida pelo vereador Dedê da Tresidela (PSC) e foi aprovado sem discussões e por unanimidade.

Foi votado  o Requerimento nº 240/2021, de autoria do vereador Professor Maurício Silva (PROS), solicitando a implantação de uma Brigada de Bombeiro Civil em Bacabal. Maurício justifica seu projeto informando que os Brigadistas serão destinados a atuar na prevenção e combate a incêndio, podendo ainda exercer atendimentos de primeiros socorros, controle de pânico, evacuação de área, resgates em espaços confinados e em altura, bem como elaborar planos de atendimentos e emergências, além de exercerem outras atividades congêneres (fiscalização e vistoria nos órgãos e eventos do município).

Do vereador Alberto Sobrinho (PSC) foi votado o Requerimento nº 241/2021, solicitando a reforma da UEF Maria Augusta de Sousa, no povoado Brejinho. Sobrinho mostra que o Requerimento atende a solicitação da População de Bacabal, moradores do Povoado Brejinho, tendo em vista que buscam melhorias das instalações da UEF e que, certamente podemos usar a educação para o bem. Ter o conhecimento pode nos ajudar a ter um mundo melhor. Pode ser uma arma extremamente expressiva e muitos educadores no mundo tentam mostrar o quanto ela pode facilitar e mudar as coisas.

Do vereador Venâncio do peixe (PDT) foram votados os requerimentos nº 242, 243 e 241/2021, que postulam a perfuração de um novo poço artesiano no povoado Sapucaíba 2, assim como construída uma ponte de concreto na estrada vicinal que liga o povoado a sede do Município; a reforma da Unidade de Ensino Fundamental Catulo da Paixão Cearense, no povoado Bom Princípio, e, a reforma das instalações físicas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tresidela, a adequação do seu sistema de informática e de sua equipe de trabalho – com a instalação de novos computadores e a composição mínima de sua equipe de Saúde da Família – com médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem, para a sua adesão ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, que prevê que as unidades que vinculem à proposta ampliem seus horários de atendimento para funcionamento entre 60 e 75 horas semanais, podendo atender até às 19 horas.

Do vereador Fernando da Lusiana (PDT), foi votado os Requerimento nº 247/2021, que  solicita ao prefeito Edvan Brandão de Farias, a implantação do gabinete odontológico na UBS do povoado Lusiana. Fernando disse que o Requerimento atende a solicitação dos moradores do povoado, tendo em vista que, com a implantação do gabinete odontológico a comunidade não precisará mais se deslocar para Bacabal em busca de atendimentos como restaurações, extrações, raspagem e limpeza.

Do vereador Melquíades Neto (MDB), foram votados os requerimentos nº 248, 249 e 250/2021, que pedem a pavimentação asfáltica, construção de meios fios e sarjetas nas ruas do Bairro Alto Bandeirantes, a execução serviços de piçarramento de todas as ruas da a Vila Marinésio, a pavimentação asfáltica e a construção de meios fios e sarjetas, além da pavimentação asfáltica, com a construção de meios fio e sarjetas das ruas do Bairro Mangueira.

Do vereador Professor Gusmão (Solidariedade), foram votados os requerimentos nº 251 e 252/2021, que versam sobre o serviço de poda de árvores no canteiro da AVENIDA  01, como também do campo de futebol, situado entre as VPS  11  e 12, no Bairro da Cohab II, e, a climatização das salas de aulas de todas as escolas da rede pública municipal que ainda não possuam refrigeração.

Do vereador decano, Serafim Reis (MDB), foram votados os requerimentos nº 253, 254, 255, 256 e 257/2021 que cobram a pavimentação asfáltica dos povoados Limeira, Pau d'Arco e Rua Nova da Taboca, além, da CONSTRUÇÃO DE UM MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL NO POVOADO BOM PRINCÍPIO e da CONSTRUÇÃO DE UMA PRAÇA PÚBLICA NO POVOADO BOM PRINCÍPIO, PRÓXIMA A IGREJA CATÓLICA.

Todos os requerimentos foram aprovados unanimemente  pelo Plenário da Casa e enviados pela Secretaria para o endosso do poder executivo.